mecanismo
de
pancália
Todo o admirável, sendo a concepção do belo apenas uma de suas manifestações. Momento consciente do detalhe e do sensível, que permite a admiração do contraste até parecer imperfeito.
sobre nós
Quando o diabo transformou as bruxas da ilha em pedras como castigo pelo sacrilégio de rejeição, acreditou que ali acabaria a festividade mística da história de desterro. Mas ao condenar os contos à matéria, garantiu que fossem eternizados pelas formas.
Localizada na Ilha de Florianópolis, antiga Desterro, em Santa Catarina, Pancália é uma marca de joalheria artesanal que propõe, por meio de simulacros esculpidos inteiramente à mão (one-of-a-kind), enobrecer as narrativas presentes nas figuras naturais e irregulares, atormentadas pelos processos de deterioração e desgaste.
Em uma compreensão distante da hegemonia do belo, as peças cultuam a obscuridade perante o entendimento da luz como negativa à proximidade com o objeto. Ao repelir o olhar, o brilho distancia o sujeito das perturbações que o introduzem ao corpo da joia. Seguir em contracultura ao brilho é ceder à observação que a obscuridade demanda, essa formada por inúmeros corpúsculos sólidos que preenchem os espaços ausentes de luz.
Cada joia possui sua própria atmosfera com estórias flutuantes, aterradas por símbolos sutis daquilo que é intangível. São produzidas por técnicas de escultura em prata, no fogo, na exploração de texturas e colorações de queima. São peças únicas, tendo como constante apenas a repetição dos processos.
